inspirações

inspirações

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Restaurando móveis

móveis antigos

Como pintar móveis antigos

Nesta postagem vou ensinar como transformar móveis antigos ou usados em peças mais românticas para a casa. 

Para quem gosta do estilo romântico, nada melhor que pintar os móveis na cor branca, cinza claro, azul claro, bege e rosa antigo. 

Depois de escolher a peça que será reformada, você deverá verificar se a mesma está com verniz, cera ou tinta.

As peças que estão com camadas de tinta antiga você poderá lixar ou usar um removedor do tipo "Pintoff",  caso precise remover tudo e chegar até a madeira original.

Já as peças que possuem verniz antigo ou camadas de cera, como é o caso da cadeira que restaurei, o melhor é raspá-las com uma espátula própria. As espátulas são vendidas em casas de material de construção. A marca que mais gosto é a Tramontina, modelo fino. Segue a foto abaixo:


Depois de rapar o móvel você deve lixá-lo para retirar o restante da cera e do verniz. Em seguida, passar um pano retirando toda a poeira. O móvel deverá ficar assim:

Antes de raspar...

 


A cadeira estava com cera, sem acento e com o pé comido pelo cachorro!

Depois de raspar e lixar...

 

A madeira ficou quase na sua cor original. As falhas (como as de mordida) foram restauradas com massa para preencher madeira. 

Agora, vamos a pintura...As marcas que indicarei não anunciam no blog, apenas as estou indicando pois são as que apresentaram melhor resultado.

Primeiro, é bom lembrar que devemos tomar cuidado ao pintar móveis de branco, pois eles podem amarelar. Para que isso não ocorra, faça os seguintes passos:

- Passe duas demãos de Esmalte Sintético Premium "Madeiras e Metais" da Suvinil tipo fosco, cor branca. Por ser a base de aguarrás, este esmalte é grosso e não deixará que o amarelado da madeira transpasse. 

Para facilitar sua ida a loja, esta é a embalagem:

- Depois de secar, passe duas demãos de Tinta Metalatex Eco da Sherwin Williams tipo acetinado, cor branca. Esta tinta é a base de água, fácil de aplicar e deixará um acabamento super branco. Além disso, com ela você poderá posteriormente limpar o móvel com pano úmido.


O resultado é este:

restauração de móveis

 

Depois de pronta, fiz uma capinha de babados para a cadeira. Vou ensinar como fazê-la em outro post, prometo!

Aproveitei as tintas e também pintei o gabinete...


Este deu um trabalhão para pintar, mas ao menos não precisei raspar, apenas lixar um pouco da tinta antiga.



Colei apliques de resina no topo para ficar mais "antiguinho".


Os dois móveis combinaram muito! Adorei!





Vale lembrar que geralmente uma latinha pequena destas duas tintas bastam para pintar um ou dois móveis. Caso você queira pintar o móvel de outra cor, utilize o esmalte branco e somente a tinta Metalatex na cor de sua preferência. Nas grandes casas de material de construção você pode escolher entre centenas de cores e a tinta é preparada na hora. 

Importante! Não se esqueça de usar luvas, máscara e fazer a pintura em local arejado. Respeite o tempo entre as demãos indicado no rótulo de cada tinta. Depois de usar os pincéis do esmalte, limpe-os mergulhando em aguarrás. Os pinceis da tinta a base de água podem ser lavados com água e detergente. 

Um grande beijo a todos!

Nanda!
Related Posts Plugin for WordPress,   Blogger...